O que é ashwagandha?

Ashwagandha é uma planta adaptogênica, que recentemente se tornou moda, mas tem uma longa história. É uma planta de origem indiana cujo uso é muito comum dentro da medicina ayurvédica, também é conhecida pelo nome de withania.

A capacidade adaptogênica refere-se à
propriedade de modular a resposta a diferentes estressores através de
sua ação no eixo HHA (hipófise-hipotálamo-adrenal), uma parte importante do sistema endócrino. Por outras palavras, a resposta negativa do organismo a situações de stress e ansiedade é minimizada.

Para que é utilizado o Ashwagandha?

Como diferentes estudos têm mostrado, ashwagandha tem propriedades positivas para reduzir o estresse e ansiedade, para controlar a glicose no sangue, aumentar a testosterona, melhorar a força muscular e capacidade.

Benefícios também foram encontrados na melhoria da resistência física, para prevenir doenças induzidas pelo estresse, tais como; artrite, diabetes, hipertensão…

Uma das suas propriedades mais proeminentes é a regulação das glândulas suprarrenais, regulando o cortisol. É também utilizado para a prevenção e tratamento de doenças como Alzheimer e Parkinson.

Embora esperemos que esta fama repentina nos leve a estudos realizados em maior escala para podermos afirmar categoricamente que é benéfico para todas as doenças que relatamos.

Propriedades de Ashwagandha

Eis os principais benefícios atribuídos a esta planta:

  1. Reduza o stress. Isto é devido à capacidade de reduzir os níveis de cortisol, o hormônio que é conhecido como “o hormônio do estresse”.
  2. Reduz o colesterol ruim. Principalmente colesterol LDL e triglicéridos.
  3. Ele reduz o açúcar no sangue, tornando-se um grande aliado para pessoas com diabetes.
  4. Força e resistência melhoradas. Graças ao aumento da testosterona e sua capacidade anabólica.
  5. Efeito neuroprotetor, melhorando a memória e habilidades cognitivas.
  6. Propriedades anti-inflamatórias. Assim como analgésicos.
  7. Ajuda a dormir melhor, muito utilizado para casos de insónia, conseguindo um descanso completo e um sono profundo.

.

Como deve tomar Ashwagandha?

A recomendação habitual é entre 300 e 500 miligramas por dia no caso do extrato de raiz.

Nosso conselho é tomar uma dose de manhã e outra antes de dormir. Como muitas vezes relatamos, para notar os efeitos positivos das plantas, é necessário usá-las continuamente e por um período de tempo.

Consulte a nossa loja online, ashwagandha solgar

Ashwaganda Solgar

Ashwaganda Solgar Okira

Ashwaganda por Novadiet

Quem não pode tomar ashwagandha?

Em princípio, ashwagandha consumido nas doses recomendadas pelos fabricantes não apresenta efeitos colaterais para pessoas que não seguem qualquer tratamento médico.

Mas há recomendações para pessoas que estão a tomar medicamentos, mulheres grávidas ou a amamentar.
Não consuma este suplemento sem primeiro consultar o seu médico
, pois os efeitos podem vir ao interagir com outros medicamentos.

Qual é a melhor época para tomar ashwagandha?

  • Se você está procurando reduzir o cortisol, é melhor tomá-lo de manhã com o estômago vazio para evitar a interferência com outros alimentos ou suplementos.
  • Se o objetivo é descansar melhor e adormecer em um dia de alto estresse e ansiedade, o ideal é tomá-lo antes de ir para a cama, se possível separado do jantar.

Quanto tempo demora para ashwagandha funcionar?

Cada corpo responde de forma diferente, dependendo do grau de ansiedade e stress a que está sujeito. Diferentes recomendações laboratoriais falam de um efeito palpável após duas semanas de tomar o suplemento.