Qual é Palo Santo?

O pau-rosa é uma árvore com madeira aromática da espécie Burseraceae que é utilizada na América do Sul há milhares de anos. O nome “palo santo” se traduz em “pau sagrado”, e os xamãs tradicionalmente o usavam para curar, limpar e purificar pessoas, lugares e objetos. Diz-se que a fragrância de palo santo tem propriedades curativas que ajudam a promover a paz e o amor.

Se procura algo novo na sua vida, experimente queimar incenso palo santo no seu momento de relaxamento ou apenas para dar um ambiente mais agradável à sua casa.

O que afasta o palo santo?

O “palo de santo ou madeira sagrada“, também é chamado de “incenso e jacarandá”, como podemos ver tem inúmeras denominações dependendo da região que visitamos. Quando esta madeira é queimada, liberta-se um fumo que dá um aroma agradável que proporciona boas vibrações, calma e serenidade. Era tradicionalmente usado pelos xamãs incas em suas cerimônias de purificação (rituais espirituais e religiosos), pois eles o consideravam uma das ferramentas mais adequadas para realizar limpezas energéticas.

O procedimento de purificação para afugentar as más energias é simples. Acendemos a madeira do palo santo, quando começa a arder “perguntamos o que é que queremos limpar”, sopramos suavemente a madeira para atiçar o fogo e que o fumo começa a sair. Vamos levar o palo santo por toda a sala ou ao redor da pessoa que queremos purificar, fazendo com que a fumaça da madeira sagrada chegue a todos os cantos. Recomenda-se começar na parte de trás da sala em direção à porta, permitindo que as más energias escapem. Desta forma, uma limpeza espiritual é realizada, removendo as más experiências que foram vividas naquela casa.

As pessoas que acreditam em energias realizam este tipo de prática, quando se mudam para um novo apartamento, quando acontecimentos desagradáveis aconteceram num quarto, mesmo quando uma pessoa está imersa num problema e sente que tem de se purificar de alguma má influência.

Para aqueles que não são “tão espirituais”, você pode simplesmente usá-lo para adicionar aroma e criar uma atmosfera relaxante, em sua sala de leitura, onde você estuda ou onde você assiste a um filme. Alguns usam-no onde praticam yoga, alongamento ou meditação.

Porquê queimar palo santo?

Uma das ideias é que você pode queimar palo santo para atrair amor, dinheiro e sucesso. Diz-se que a fragrância de palo santo tem propriedades curativas que ajudam a promover a paz e o amor. Pode ser usado como incenso ou como queimador de óleo, mas é melhor queimá-lo em sua forma natural. (Um pedaço de pau)

Muitas pessoas acreditam que queimar palo santo irá ajudá-las a atrair as coisas que querem na vida, eliminando pensamentos e energias negativas e abrindo caminho para energias positivas que trazem situações que trazem felicidade.

É muito popular entre os praticantes de yoga e meditação, pois ajuda-os a gerar um ambiente mais relaxante onde podem sentir-se à vontade e meditar numa sala cheia de energia positiva.

Quando usar palo santo?

  • Quando você precisa dissipar a ansiedade e redescobrir a tranquilidade e o relaxamento psicofísico.
  • Se você quiser criar um ambiente adequado para meditação e relaxamento, alcançando uma abordagem ao equilíbrio interior.
  • No caso de ter passado um dia muito duro, com transtornos e cercado de más energias.
  • Você sente que seu local de trabalho, sua casa ou algum lugar está carregado de uma energia negativa na qual você não se sente em paz.
  • Você simplesmente quer usar as propriedades aromáticas do palo santo e dar à sua casa uma atmosfera especial e acolhedora.
  • Um tempo antes de ir dormir, quando você relaxa com uma infusão e faz um balanço do dia, para estacionar os pensamentos ruins, manter todas as coisas boas e ir descansar com uma mente limpa e grata.
  • Você pode usá-lo para fins energéticos, para criar ambientes com paz, harmonia e serenidade.
Se você está procurando uma alternativa ao incenso ou velas, considere adicionar palo santo à sua coleção!

As informações neste artigo, bem como no resto do blog Okira é apenas para fins educacionais, não pretendemos dar conselhos profissionais.

Okira, o seu herbalista natural